SONHAR OS SONHOS DE DEUS
A cena era de um jovem maltrapilho, mal nutrido, jogado em uma calçada qualquer na sarjeta da vida. Dia quente, pessoas iam e vinham, sempre preocupadas demais consigo mesmas. Mesmo sendo estando a caminho do seu trabalho, aquele gentil senhor não conseguiu simplesmente passar de largo. Como o bom samaritano, enfiou seu braços em volta daquele jovem, tirando-o do meio da calçada e colocando-o sentado em um degrau onde pudesse beber um café forte, comer algo e se recompor minimamente.
Depois de alguns minutos de silêncio entre os dois, o senhor perguntou ao jovem: “Mas o que aconteceu com você?”. Como resposta ouviu: “Eu desisti da vida…”.
Depois de mais algum tempo de silêncio constrangedor, mais uma pergunta: “Você não sonha com nada para sua vida?”. Calma e resignadamente, o jovem respondeu: “Eu já sonhei, mas me frustrei tanto que hoje não sonho mais”.
Sonho e frustração. Sonhar é maravilhoso, mas frustrar-se é como tomar um golpe na alma. Sonho e frustração parecem irmãos gêmeos, andam sempre juntos e onde o primeiro aparece, o segundo também se faz presente. Por que nos frustramos tanto? Será que deveríamos abrir mão de sonhar para não nos machucarmos?
O problema não é sonhar, mas com o que sonhamos. Jesus semeou sonhos nos corações de seus ouvintes, mas o Mestre não era um vendedor de fantasias, um promotor de devaneios levando as pessoas a se perderem ilusões de um futuro idealizado. Jesus nunca fez promessas de vida fácil, sem dificuldades ou mesmo sem sofrimento. “No mundo vocês passarão por aflições, mas tenham coragem, pois eu venci o mundo!” (Jo 16.33).
Jesus ensinou as pessoas que sonhar não significa inventar um futuro idealizado da nossa cabeça, mas buscar os sonhos que Deus para nós, investigar o coração do Pai! Quando sonhamos os sonhos de Deus podemos ficar em paz, pois o próprio Deus vai se encarregar de realizá-los!
Paulo certa vez afirmou que Deus “é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” (Ef 3.20). Isso significa dizer que os planos de Deus são maiores do que os nossos e que podemos descansar no projeto d’Ele!
Jesus quer que nosso coração se encha com sonhos e projetos, mas não os nossos e sim os dele! Isso é o Reino, os sonhos do coração do Pai escorrendo pra dentro de nossas vidas por meio da cruz de Jesus e se tornando reais no poder do Espírito. Quando sonhamos, a frustração pode até vir, mas se sonhamos os sonhos do Pai para nós…